Dando sequência nas atividades
sobre alimentação saudável, quarta-feira (11/09) foi o dia planejado para as crianças
apalpar e identificar diferentes alimentos observando cores, texturas e
principalmente sabores de sucos práticos e saudáveis.
Para essa atividade foram expostas
na sala de aula algumas variedades de frutas e legumes com a intencionalidade
de fazer as crianças conhecer melhor, mostrando a importância e a necessidade
nutricional deles para o desenvolvimento físico e mental, como também conscientizar
para terem uma alimentação adequada incentivando-as criar bons hábitos
alimentares.
Por volta das 07h50min as crianças
chegaram da aula de educação física e se depararão com algo diferente na sala...
Era a exposição de frutas e legumes. Foi dado um tempo para a apreciação e em
seguida falei sobre um filminho que estava montando com registros feitos durante
os dias de estudo da alimentação saudável, que estaria passando o projeto e
eles deveriam observar se estava faltando alguma atividade para inserir. Era uma
retrospectiva através das imagens, havia comentários tanto por parte das crianças
quanto da professora.
Após o intervalo do recreio foram
feitas leituras de algumas receitas de sucos e duas foram escolhidas para o
preparo. Na primeira trabalhamos a divisão, pois os ingredientes eram muito pelo
tamanho da jarra do liquidificador. A proposta era que fizéssemos a metade e
depois a outra, mas para isso teriam de ditar corretamente a quantidade dos
ingredientes e dar início ao preparo. Surgiram questionamentos, mas logo chegaram
à conclusão do que era metade. Após a degustação dos sucos, passou para as frutas
maçã e melancia. Por último foi distribuído pãozinho que a Prof.ª Miriam levou
para fazer um comparativo da quantidade de calorias contida nele e nos sucos,
frutas e legumes que estavam expostos ali.
Na aquisição da escrita as crianças desenvolveram várias atividades durante a semana, dentre elas encontrarem e escreverem palavras dentro de palavra no poema “Um bifinho ou um salaminho?” e nas músicas “Cai chuva e Meu mamoeiro”, copiaram uma das receitas dos sucos que foram preparados e fizeram ditado de doze palavras através de imagens mostradas no Datashow das frutas/legumes registradas na sala.
Na aquisição da escrita as crianças desenvolveram várias atividades durante a semana, dentre elas encontrarem e escreverem palavras dentro de palavra no poema “Um bifinho ou um salaminho?” e nas músicas “Cai chuva e Meu mamoeiro”, copiaram uma das receitas dos sucos que foram preparados e fizeram ditado de doze palavras através de imagens mostradas no Datashow das frutas/legumes registradas na sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário