quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Sucos práticos e saudáveis

Dando sequência nas atividades sobre alimentação saudável, quarta-feira (11/09) foi o dia planejado para as crianças apalpar e identificar diferentes alimentos observando cores, texturas e principalmente sabores de sucos práticos e saudáveis.
Para essa atividade foram expostas na sala de aula algumas variedades de frutas e legumes com a intencionalidade de fazer as crianças conhecer melhor, mostrando a importância e a necessidade nutricional deles para o desenvolvimento físico e mental, como também conscientizar para terem uma alimentação adequada incentivando-as criar bons hábitos alimentares.
Por volta das 07h50min as crianças chegaram da aula de educação física e se depararão com algo diferente na sala... Era a exposição de frutas e legumes. Foi dado um tempo para a apreciação e em seguida falei sobre um filminho que estava montando com registros feitos durante os dias de estudo da alimentação saudável, que estaria passando o projeto e eles deveriam observar se estava faltando alguma atividade para inserir. Era uma retrospectiva através das imagens, havia comentários tanto por parte das crianças quanto da professora.
Após o intervalo do recreio foram feitas leituras de algumas receitas de sucos e duas foram escolhidas para o preparo. Na primeira trabalhamos a divisão, pois os ingredientes eram muito pelo tamanho da jarra do liquidificador. A proposta era que fizéssemos a metade e depois a outra, mas para isso teriam de ditar corretamente a quantidade dos ingredientes e dar início ao preparo. Surgiram questionamentos, mas logo chegaram à conclusão do que era metade. Após a degustação dos sucos, passou para as frutas maçã e melancia. Por último foi distribuído pãozinho que a Prof.ª Miriam levou para fazer um comparativo da quantidade de calorias contida nele e nos sucos, frutas e legumes que estavam expostos ali.
Na aquisição da escrita as crianças desenvolveram várias atividades durante a semana, dentre elas encontrarem e escreverem palavras dentro de palavra no poema “Um bifinho ou um salaminho?” e nas músicas “Cai chuva e Meu mamoeiro”, copiaram uma das receitas dos sucos que foram preparados e fizeram ditado de doze palavras através de imagens mostradas no Datashow das frutas/legumes registradas na sala.











Nenhum comentário:

Postar um comentário