terça-feira, 17 de setembro de 2013

Jogo dos Rótulos/Mercadinho

Começou mais uma das atividades que as crianças adoram, o “Mercadinho Faz de Conta” que não está em forma de painel. Desta vez os rótulos são distribuídos na trilha, fazem parte de um jogo e os valores dos produtos listados em tabela na ordem alfabética.
Segunda-feira (16/09) as crianças pegavam os rótulos que estavam postos em cima das mesas, entravam na fila para ditar cada um, e a professora digitava formando uma lista visualizada no Datashow oportunizando possíveis correções. Hoje (17/09) determinaram preços para todos os produtos e jogaram alguns minutos.
O objetivo desta aula era socializar as crianças com as regras preparando-as para haver competição entre os grupos, por isso foi utilizado apenas um tabuleiro de jogo. A maioria dos rótulos eram produtos de mercado, caixas de remédio e bulas. Quando alguma sentia dificuldade em ler ou localizar o rótulo/embalagem, essa poderia levar até à lista para facilitar encontrar o nome e fazer a leitura.

Jogo dos Rótulos/Mercadinho:
- Três tabuleiros de trilha (o mesmo utilizado com os animais);
- Três dados;
- Três listas com os produtos e seus respectivos valores;
- Dinheirinho;

Regras:
- Dividir as crianças em três grupos procurando distribuir diferentes níveis em cada bloco (pré-silábico, silábico-alfabético, alfabético);
- Dado o início da partida, a primeira criança de cada grupo joga o dado. O número que ficar por cima será a quantidade de casas que terá de percorrer. Na última casa referente ao número do dado a criança fará leitura do rótulo;
- Imediatamente deverá procurar na lista o nome do produto com seu respectivo valor;
- Na sequência vai ao caixa/dinheiro e separa o valor da mercadoria/rótulo;
- A segunda criança de cada grupo dará início ao jogo a partir do momento em que a primeira for para a lista e continuará a partir do ponto onde o dado parou;
- O processo segue da mesma forma com todos os componentes de cada agrupamento até terminar todas as casas com rótulos.
- Vence quem concluir primeiro.

Obs.: A criança que chegar à última etapa do jogo e não tiver mais casas/rótulos para percorrer ou em qualquer momento do jogo, poderá auxiliar membros do mesmo grupo que esteja em dificuldades no intuito de finalizar o percurso com maior rapidez.










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