quinta-feira, 26 de setembro de 2013

"A árvore generosa" e "Pé de Cedro"

Mãe Contando História e na Roda Leitura 
Numa sequência de atividades sobre a árvore, hoje (25/09) as crianças começaram logo no primeiro horário com a pesquisa na internet sobre a vida do compositor “Zacarias Mourão” autor da música “Pé de Cedro” (atribuída à árvore que plantara aos 11 anos de idade na cidade de Coxim/MS) e que através dela conseguiu atrair holofotes para o antigo Estado de Mato Grosso, no final da década de 50. Num contexto histórico as crianças ouviram através da leitura informações interessantes sobre a vida do compositor (Fonte: http://www.campograndenews.com.br/lado-b/artes-23-08-2011-08/zacarias-mourao-o-compositor-que-atraiu-holofotes-para-ms-com-pe-de-cedro).
O projeto “Música: meu mundo de leitura” desenvolvido no decorrer do ano na sala do 1º Ano ‘A’ do ensino Fundamental (EMAC/Alcinópolis/MS) tem por finalidade levar as crianças à aproximação da letra (texto) com a melodia. Com esse objetivo a letra foi fixada no caderno para cantarem acompanhando a música na voz de Sérgio Reis e também fazerem leitura em casa, pois no dia seguinte seria o texto da brincadeira ‘Roda de leitura_’.

Em seguida ouviram novamente ‘Pé de Cedro’ na voz de Tabagi e Miltinho e assistiram ao filme “Do caipira ao digital”, (http://www.youtube.com/watch?v=-EI7no5wZSs) que retrata através de imagens Zacarias Mourão principalmente no meio artístico.

Em 26/09 (quinta-feira), Leonilda mãe da pequena Luma tinha dois compromissos com a sala, sendo o primeiro participar da atividade “Contando história com as crianças” e o segundo a brincadeira “Roda de leitura uma palavra por vez”. A história escolhida foi “A árvore generosa” do Acervo I - Alfabetização na Idade Certa 2013. Quando a mesma finalizou fomos para o pátio abrigarmos debaixo das árvores numa sombra maravilhosa para a nossa brincadeira de leitura com a música citada acima.












PÉ DE CEDRO
Música: Zacarias Mourão e Goiá

Foi num belo Mato Grosso
Há vinte anos atrás
Naquele tempo querido
Que não volta nunca mais.

Nas matas onde eu caçava
Um pequeno arbusto achei
Levando pra minha casa
No meu quintal plantei.

Era um belo pé de cedro
Pequenina informação
E plantei suas raízes
Na terra fofa do chão.

Um dia parti pra longe
Amei e também sofri
Vinte anos se passaram
Em que distante vivi.

Hoje volto arrependido
Para o meu antigo lar
Abatido e comovido
Com vontade de chorar.

E rever meu pé de cedro
Que está grande como que
Mas é menor que a saudade
Que hoje sinto de você.

Cresceu como minha mágoa
Cresceu numa força rara
Mas é menor que a saudade
Que até hoje nos separa.

A terra ficou molhada
Do pranto que derramei
Que saudade pé de cedro
Do tempo em que eu te plantei.


Que saudade pé de cedro
Do tempo em que eu te
Planteeeeiii!...

Obrigada mãe pela presença e participação com os meninos e meninas do primeiro ano “A”. Volte assim que puder, pois elas amam ouvir histórias e a roda de leitura acontece quase todos os dias.
A árvore Generosa
































Nenhum comentário:

Postar um comentário