Com finalidade de desenvolver um
conjunto de atividades envolvendo a árvore, nesta quinta-feira (19/09) trouxe
para a sala de aula, gravetos secos de jabuticabeira, folhas de pitanga, capim
(grama), manguinhas verde, mine rosa, flor de araçá-boi e papel pardo com esboço
do desenho para trabalhar com colagem.
A proposta para as crianças era
construirmos uma árvore e com ela definirmos cada parte que compõe a planta; ter
visualizado a data em que se comemora o dia da árvore e anunciar a chegada da
primavera no dia 23 de setembro.
Para a atividade de recorte e
colagem houve junção nos horários de Ciências com Arte. Dividimos a sala em
três grupos, enquanto o primeiro fazia colagem no painel, as crianças dos
outros dois desenvolviam atividades individuais. Das duas aulas que cada
educadora tinha era insuficiente para desenvolver o conteúdo, mas com a
unificação foi possível concluir os trabalhos.
Quando a árvore estava pronta,
cada criança recebeu letras avulsas para colorir e ao término de todas foram
distribuídas sobre o painel como se fosse um quebra-cabeça. Elas tinham de
montar as palavras ditadas: raiz, caule, folha, flor e fruto; e formar a frase –
21 de setembro dia da árvore. Os três grupos participaram com êxito.
No dia 20/09 (sexta-feira) os
trabalhos continuaram com as crianças assistindo Márcio de Camilo cantar a
poesia de Manoel de Barros “O idioma das árvores”, Projeto Crianceiras http://www.crianceiras.com.br/. A letra
da música foi impressa e usada na brincadeira “Roda de leitura uma palavra por
vez” tendo a participação da mãe Cirlene. Com o mesmo texto as crianças foram
convidadas a localizar palavras dentro de palavra.
É hora da brincadeira! A roda de
leitura (20/09) aconteceu no pátio da escola. Imagine se poderia ser em outro
lugar que não fosse numa boa sombra debaixo de uma árvore! Afinal passamos boa
parte da nossa aula falando dela. Maria Júlia gentilmente carregou a cadeira
para sua mamãe e desta vez as crianças não estavam com o livrinho de música,
mas com um pedaço de papel impresso para colagem no caderno.
O idioma
das árvores
(Marcio de Camillo/Poesia: Manoel de Barros)
Eu queria aprender
O idioma das árvores.
Saber as canções do vento
Nas folhas da tarde.
Eu queria apalpar os perfumes do sol.
Sentado sobre uma pedra
No mais alto do rochedo
Aquele gavião
Se achava principal:
Mais principal do que todos.
Tem gente assim.
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