sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O Idioma das Árvores_ R_Leitura com Mãe Cirlene

Com finalidade de desenvolver um conjunto de atividades envolvendo a árvore, nesta quinta-feira (19/09) trouxe para a sala de aula, gravetos secos de jabuticabeira, folhas de pitanga, capim (grama), manguinhas verde, mine rosa, flor de araçá-boi e papel pardo com esboço do desenho para trabalhar com colagem.
A proposta para as crianças era construirmos uma árvore e com ela definirmos cada parte que compõe a planta; ter visualizado a data em que se comemora o dia da árvore e anunciar a chegada da primavera no dia 23 de setembro.
Para a atividade de recorte e colagem houve junção nos horários de Ciências com Arte. Dividimos a sala em três grupos, enquanto o primeiro fazia colagem no painel, as crianças dos outros dois desenvolviam atividades individuais. Das duas aulas que cada educadora tinha era insuficiente para desenvolver o conteúdo, mas com a unificação foi possível concluir os trabalhos.
Quando a árvore estava pronta, cada criança recebeu letras avulsas para colorir e ao término de todas foram distribuídas sobre o painel como se fosse um quebra-cabeça. Elas tinham de montar as palavras ditadas: raiz, caule, folha, flor e fruto; e formar a frase – 21 de setembro dia da árvore. Os três grupos participaram com êxito.

No dia 20/09 (sexta-feira) os trabalhos continuaram com as crianças assistindo Márcio de Camilo cantar a poesia de Manoel de Barros “O idioma das árvores”, Projeto Crianceiras http://www.crianceiras.com.br/. A letra da música foi impressa e usada na brincadeira “Roda de leitura uma palavra por vez” tendo a participação da mãe Cirlene. Com o mesmo texto as crianças foram convidadas a localizar palavras dentro de palavra.























É hora da brincadeira! A roda de leitura (20/09) aconteceu no pátio da escola. Imagine se poderia ser em outro lugar que não fosse numa boa sombra debaixo de uma árvore! Afinal passamos boa parte da nossa aula falando dela. Maria Júlia gentilmente carregou a cadeira para sua mamãe e desta vez as crianças não estavam com o livrinho de música, mas com um pedaço de papel impresso para colagem no caderno.
O idioma das árvores
(Marcio de Camillo/Poesia: Manoel de Barros)

Eu queria aprender
O idioma das árvores.
Saber as canções do vento
Nas folhas da tarde.
Eu queria apalpar os perfumes do sol.

Sentado sobre uma pedra
No mais alto do rochedo
Aquele gavião
Se achava principal:
Mais principal do que todos.
Tem gente assim.





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