segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Recolhendo os animais da trilha

No decorrer da semana enquanto outras salas percorriam a trilha, refleti sobre a possibilidade de trazer novamente as crianças do 1º ano ‘A’ para localizar e recolher todos os animais camuflados ou não que estavam esparramados no trajeto da atividade.
Nesta segunda-feira (04/11) decidida por em prática a ideia, entrei na sala para falar sobre o assunto surpresa e convidá-las à nova aventura. Como era de esperar... a euforia sempre toma conta quando se fala de trilha. Fizemos combinados e dividimos a turma em quatro grupos: G1 – responsável pelos silvestres; G2 – domésticos; G3 – aquáticos e peçonhentos; e G4 – aves e insetos.
Quando chegamos ao ambiente houve mais explicações e fiz algumas tentativas de pontuação que não deram certo. Fomos para o trajeto cada grupo com um balde para recolher os animais que eram responsáveis. Tudo tinha de ser feito durante três horários de aula, ou seja, até o recreio. Como sempre o tempo não foi suficiente para sermos mais cautelosos e levamos os baldes com as réplicas no intuito de fazermos a correção da quantidade de animais que foram distribuídos no percurso. Durante a correção verificamos que algumas espécies estavam nos baldes errados.

Concluindo, a nossa tarefa teve saldo positivo, pois faltaram apenas 2 dinossauros, 1 gafanhoto, 1 jabuti e 1 joaninha para recolher e guardar. A revisão foi importante e interessante, as crianças tiveram contato mais uma vez com as réplicas enquanto eram questionadas sobre o conteúdo abordado principalmente durante estes dias que transcorria a atividade e ao mesmo tempo colaboraram com o trabalho da professora no recolhimento dos animais. Obrigada meninos e meninas do 1º ano “A”!






























Nenhum comentário:

Postar um comentário