Num diálogo com as crianças na terça-feira
(26/11), abordei sobre o cenário que iríamos montar para produzirmos um filme
do qual serviria de conscientização na preservação da água. Quando comentei que
estaríamos fazendo isso nas aulas de educação física a maioria não concordou. Questionei
sobre o tempo até o término do ano letivo e também a quantidade de atividades
que temos para desenvolver, mas deixaria em aberto para escolha e a partir daí
estaria negociando com quem entrava na sala no dia 27/11 (quarta-feira) - Prof.º
José (Ed. Física) e Romilda (Literatura Infantil). Elas não tinham ideia de
como seria a construção do cenário, também não contei onde construiria por não
ter certeza das condições climáticas, apenas disse que poderia ser no pátio da
escola ou mesmo na própria sala se estivesse chovendo. Nove crianças optaram
por fazer o cenário e o restante preferiu a aula de Educação Física.
Durante a noite fiz o painel
simbolizando a água (colagem de casca de ovo colorida com anilina comestível). Amanheceu
ensolarado, o quintal da minha casa seria o lugar ideal com muita sombra e não precisaria
carregar nada para escola do que iríamos ocupar, pois aqui sempre conto com a
ajuda do Sr. Elisberto, parceiro nas atividades extraclasse. Ele construiu uma parte
do cenário deixando o restante para as crianças terminarem e fazer os registros
fotográficos em quatro horários, que não foram suficientes. É um trabalho
minucioso, cansativo, onde cada imagem é feita a partir de pequenos movimentos
de objetos, no nosso caso alguns animais da trilha e o trenzinho.
Quando terminaram o cenário
esparramei vários animais na calçada e cada criança escolhia aqueles que seriam
de responsabilidade delas movimentar entre um registro e outro. Distribuíram os
bichos no cenário e escolhemos o melhor ponto para fixarmos a máquina
fotográfica, a única que não pode ter nenhum movimento. Para se produzir um
segundo de filme são necessários 24 registros fotográficos e nós fizemos sessenta.
Nos últimos horários contamos com a colaboração do pai Tarcísio que tinha vindo
ensaiar uma música com as crianças no último horário. Obrigada por nos ajudar!
A atividade está sendo
desenvolvida com várias finalidades e uma delas é a própria produção da criança
que tem sua participação ativa desde a construção do cenário e registos, na
elaboração das frases que serão inseridas no filme com intuito de chamar
atenção para a preservação da água. Também mostrar à criança e através delas às
famílias, uma melhor utilização do computador. Com o programa “Live Movie Maker”
elas podem produzir historinhas, dar movimentos aos desenhos, brinquedos, fotografias,
etc.
Nesta segunda-feira (02/12), as crianças
ouviram e assistiram através do Datashow os principais comandos do programa,
como inserir foto/vídeo, textos, animações e produziram oralmente as frases do
filme. Salvamos o projeto e ficou faltando encontrar uma música para inserir amanhã
ou talvez se surgir algum ajuste... Quando dermos tudo por finalizado salvaremos
o filme.
O Filme:
Nenhum comentário:
Postar um comentário