quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Água, uma joia preciosa: construindo cenário

Num diálogo com as crianças na terça-feira (26/11), abordei sobre o cenário que iríamos montar para produzirmos um filme do qual serviria de conscientização na preservação da água. Quando comentei que estaríamos fazendo isso nas aulas de educação física a maioria não concordou. Questionei sobre o tempo até o término do ano letivo e também a quantidade de atividades que temos para desenvolver, mas deixaria em aberto para escolha e a partir daí estaria negociando com quem entrava na sala no dia 27/11 (quarta-feira) - Prof.º José (Ed. Física) e Romilda (Literatura Infantil). Elas não tinham ideia de como seria a construção do cenário, também não contei onde construiria por não ter certeza das condições climáticas, apenas disse que poderia ser no pátio da escola ou mesmo na própria sala se estivesse chovendo. Nove crianças optaram por fazer o cenário e o restante preferiu a aula de Educação Física.
Durante a noite fiz o painel simbolizando a água (colagem de casca de ovo colorida com anilina comestível). Amanheceu ensolarado, o quintal da minha casa seria o lugar ideal com muita sombra e não precisaria carregar nada para escola do que iríamos ocupar, pois aqui sempre conto com a ajuda do Sr. Elisberto, parceiro nas atividades extraclasse. Ele construiu uma parte do cenário deixando o restante para as crianças terminarem e fazer os registros fotográficos em quatro horários, que não foram suficientes. É um trabalho minucioso, cansativo, onde cada imagem é feita a partir de pequenos movimentos de objetos, no nosso caso alguns animais da trilha e o trenzinho.
Quando terminaram o cenário esparramei vários animais na calçada e cada criança escolhia aqueles que seriam de responsabilidade delas movimentar entre um registro e outro. Distribuíram os bichos no cenário e escolhemos o melhor ponto para fixarmos a máquina fotográfica, a única que não pode ter nenhum movimento. Para se produzir um segundo de filme são necessários 24 registros fotográficos e nós fizemos sessenta. Nos últimos horários contamos com a colaboração do pai Tarcísio que tinha vindo ensaiar uma música com as crianças no último horário. Obrigada por nos ajudar!
A atividade está sendo desenvolvida com várias finalidades e uma delas é a própria produção da criança que tem sua participação ativa desde a construção do cenário e registos, na elaboração das frases que serão inseridas no filme com intuito de chamar atenção para a preservação da água. Também mostrar à criança e através delas às famílias, uma melhor utilização do computador. Com o programa “Live Movie Maker” elas podem produzir historinhas, dar movimentos aos desenhos, brinquedos, fotografias, etc.

Nesta segunda-feira (02/12), as crianças ouviram e assistiram através do Datashow os principais comandos do programa, como inserir foto/vídeo, textos, animações e produziram oralmente as frases do filme. Salvamos o projeto e ficou faltando encontrar uma música para inserir amanhã ou talvez se surgir algum ajuste... Quando dermos tudo por finalizado salvaremos o filme.




















O Filme:


Nenhum comentário:

Postar um comentário