segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Gincana no jogo da trilha

Desde que os tabuleiros da trilha foram construídos com finalidade de desenvolver jogos, diferentes atividades foram agregadas a eles. Nesta segunda-feira (25/11) no intuito de unificar seis tarefas em um único jogo numa espécie de gincana, tivemos que recorrer a mais colegas de trabalho para desenvolvê-la. Eram três grupos para serem coordenados e o convite foi estendido à inspetora Carla e ao diretor escolar João que enviou em seu lugar a secretária Eucione. Valeu e obrigada! A colaboração de vocês foi de suma importância no desenvolvimento e conclusão dos trabalhos.
A gincana na trilha foi uma excelente experiência, a princípio surgiram dúvidas, pois parecia difícil e poderia gerar incompreensão entre os jogadores, mas partindo do princípio de que em todo início de jogo algumas crianças captam nas primeiras explicações, outras no desenvolver da atividade vão tomando consciência das regras e seus ajustes pode-se afirmar que o resultado foi satisfatório. Nos jogos e brincadeiras, torna-se difícil para nós educadores inventar, reinventar e por em prática o planejamento. Para a criança tudo é festa, pura diversão e através desse divertimento que elas desenvolvem o potencial em diferentes habilidades como leitura, escrita e raciocínio lógico.
A divisão das equipes foi planejada de forma que cada grupo tivesse componentes em diferentes níveis de aprendizagem. Na primeira prova uns ajudavam os outros e as falhas só eram registradas após o término se houvesse erro na sequência. Cada agrupamento tinha um membro responsável para registrar os resultados no gabarito com as colocações 1º, 2º e 3º lugares e das possíveis falhas. Se não houvesse nenhum erro, de imediato valeria o tempo de conclusão de cada grupo. Nas demais provas eram anotadas apenas as falhas, o importante era concluir cada etapa para depois na sala de aula visualizar os gabaritos e com eles trabalhar adição e subtração. Vencia o grupo com menos falha. Era uma forma de oportunizar as equipes que obtiveram empates terem a mesma pontuação (3, 2, 1). As seis atividades foram aplicadas sequenciadas ou alternadas dependendo da posição que caia o dado.
Regras:
GINCANA NO JOGO DA TRILHA - SEIS EM UM / FOLHA GABARITO
Cada grupo estará de posse de uma folha composta de espaços para registros de todas as etapas do jogo conforme suas respectivas características. Será escolhida uma criança de cada grupo para fazer as anotações no gabarito.
Prova 1 - Sequência numérica - cada grupo de crianças receberá 47 tampinhas numa das cores: branca, amarela ou vermelha, numeradas de 100 a 146 com a tarefa de distribuí-las nas lacunas da trilha em sequência correta. A primeira tampinha do número inicial (100) terá como ponto de partida a lacuna da palavra saída. Após o término, o coordenador do grupo fará correção e em seguida distribuirá outras tampas de borco para baixo (cores diferentes), onde cada cor determinará uma nova prova.
Prova 2Qual é o número? A criança jogará o dado e a quantidade correspondente à parte superior é o número de casas que ela percorrerá a trilha, fará a leitura do número da tampinha “Sequência numérica”. Caso ao lado dela tiver outra tampa de borco para baixo, desvirará, pois a mesma indicará uma nova prova a cumprir e se não tiver, passará a vez para o próximo jogador;
Tampas de borco para baixo
Prova 3Soletrando animais da trilha. Tampas cor amarela com números de 1 a 15 indicando qual é a ficha. A criança se desloca à mesa, desvira a ficha indicada pela tampinha, visualiza o desenho e soletra o nome do animal, terá três chances de acerto. Caso não consiga poderá indicar um colega para auxiliar e será considerada falha;
Prova 4Trava-línguas – 15 Tampas cor roxa com números: 2,  4, 7, 10, 13, 16,19, 22, 25, 27, 31, 34, 50, 58 e 63 referentes às fichas da história “A casa das dez Furunfunfelhas”  (fragmentada para leitura da história na trilha). No mesmo processo da prova 3, a criança deverá desvirar a tampa e encontrar o trava-língua indicado para fazer a leitura. Caso não consiga poderá indicar um colega para auxiliar ou ler e será considerada falha;
Prova 5Qual é a música? 15 Tampas cor azul com números: 27, 28, 35, 36, 38, 69, 86, 121, 124, 147, 148, 150, 158, 164 e 168 indicando músicas no livro. A criança deverá achar com o número a música indicada e todo o grupo deverá cantar junto ela a primeira estrofe. Se não encontrar o número, outro membro da equipe ajudará com intuito de finalizar a prova e será considerada falha;
Prova 6Ditado. Três tampas de cor cinza posicionada uma em cada tabuleiro, na última lacuna da trilha (palavra chegada). Todas as equipes obrigatoriamente passarão pela prova, pois indica o fim da gincana. A criança que jogar o dado por último e conseguir chegar na lacuna acima citada, participará do ditado no alfabeto móvel composto de três palavras, sendo: animal, fruta e verdura (ou outros). Será anotada a quantidade de falhas por palavras.
No dia seguinte na sala de aula, xerocopiamos os gabaritos dos três grupos de forma que todos seus componentes também tivessem em mãos a cópia para correção. Visualizamos três gabaritos em branco através do Datashow, designado um para cada equipe. Começamos a corrigir a prova nº 1, onde cada agrupamento ditava para anotação no computador, a posição em que terminaram e a quantidade de falhas se houvesse. Desta forma todos observavam, analisavam e opinavam sobre a colocação de cada equipe e a quantidade de pontos que marcavam. Quando finalizamos as seis provas fizeram a soma dos pontos e obtiveram colocação final com diferença mínima entre elas (13, 14 e 15 pontos). Confiram os gabaritos.
Atenção famílias! No dia da gincana faltaram três crianças de uma mesma equipe sendo necessário remanejamento de um grupo para outro, conforme poderão observar nos gabaritos colados nos cadernos dos vossos (as) filhos (as).


























Atenção crianças! Vai ter gincana na trilha novamente, talvez esta semana.

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