quinta-feira, 9 de maio de 2013

Produção oral: Zoo_Perdido e Zoo_Centro_


Uma cena para colorir... Foi o princípio para obter produções fantásticas das crianças do 1º ano A e B. Quando todas tinham terminado de pintar o desenho procurei instiga-las mostrando que só precisamos dar asas a imaginação para construirmos lindas histórias e se os resultados ficassem legais estaria publicando no blog.

 Na quarta-feira trabalhei com a sala vespertina e devido ter dois horários pedi para elaborar frases sobre a atividade que tinham colorido. Expliquei às crianças que a partir daquele momento seria escriba, estaria anotando a fala delas e depois juntaríamos as ideias para formar a história do desenho. Surgiram várias frases, muitas delas repetidas em boa parte. Em seguida fui dialogando com elas para fazermos junção de todas as frases. Teve um menino que insistiu em colocar sua frase completa, ou seja, não admitiu muita mudança no que tinha criado: “A família foi no zoológico viu os macacos e um macaquinho pendurado no galho da árvore”.

Com o resultado da sala “B” resolvi fazer diferente na sala “A”. Não propus elaborarem frases, mas contassem uma história onde todos tinham de ter participação. Para atingir o objetivo tomei a seguinte iniciativa de como podemos criar a partir de um cenário.

Eu me posiciono atrás das crianças (com Datashow), visualizei uma página em branco (Corel Draw) e comecei desenhar o tronco de uma árvore. A princípio tentaram adivinhar, mas logo descobriram e falaram que era uma árvore morta, pois não tinha folhas. Em seguida desenhei folhagens. Dupliquei a mesma imagem e a coloquei menor para dar a sensação de distância uma da outra. Fiz o traçado de uma pessoa sem distinção de sexo. Em cada traço desenhado eu obtinha das crianças registros orais do que pensavam sobre as cenas surgidas. Também dupliquei várias pessoas, coloquei uma atrás da árvore distante e fiz intervenção como se a personagem estivesse brincando de pique-esconde e começava contar até dez para as outras esconderem...

Foi o suficiente para entenderem o que deveriam fazer com a cena colorida no livro. Bastou que uma menina começasse a frase mágica da maioria das histórias: “Era uma vez”. Duas crianças foram destaques na história da sala “A” e o título escolhido pela maioria foi “Zoológico Perdido”. Ficou extensa, pois empolgaram e todos queriam contribuir, mesmo repetindo o assunto.

Pois bem crianças, as histórias de vocês estão publicadas.
Parabéns, vocês são fantásticas!

Prof.ª Valdeca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário