Algumas crianças do 1º ano da Escola
Municipal Alcino Carneiro (Alcinópolis/MS) já são leitoras, outras despertando
para leitura ou com fascínio de aprender ler. Para contribuir no processo de
aprendizagem procuro diversificar os tipos de leitura oferecendo as que dão a
elas significados e são atrativas, como: as letras das músicas, advinhas, piadas,
parlendas, etc. O importante é que elas despertem o gosto e leiam pelo simples
fato de ler, pois a leitura é um entretenimento que estimula a imaginação, informa
e ensina.
Podemos usar letra de música para
ajudar sanar erros de pronuncia. Nesta semana numa das atividades do LD de
Português eu questionava: o pé de caju é... cajueiro; de abacate, abacateiro;
de mamão, mamoeiro. Porém, muitas crianças falaram “mamãozeiro”. Em tom rápido e de brincadeira repeti com toda a sala
várias vezes verso a verso da letra da música “Meu Mamoeiro” de forma que
quando chegava ao último recomeçava falando a primeira palavra do primeiro
verso e a segunda era exatamente mamoeiro, as crianças falavam sozinhas. Duas coisas
aconteceram quando coloquei a música para ouvir: já sabiam a letra e quase não tinha
mais erros na pronúncia mamoeiro.
Meu mamoeiro
Que plantei em Pernambuco
Garrou de ficar maluco
Não sei mais o que vai dar.
Já deu biscoito,
Deu amora, deu ameixa,
Deu mandioca, deu cereja,
Deu até colher de chá.
E as adivinhas? Quando vai
atividade para casa com elas, é uma festa! Mas, outro tipo de texto diferente
surgiu hoje com o Ademir da sala ‘A’ que trouxe um livrinho de piadas. Logo propus
emprestar para digitar e através do Datashow ele questionaria uma por dia a todos
os colegas. Proposta aceita. O comediante fez seu show à parte, mas não se
conteve e pediu para contar outra que não era do livro. Fiquei apreensiva, mas concedi
e Kamilly foi ao centro da sala responder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário