terça-feira, 21 de maio de 2013

Leitura deleite


Algumas crianças do 1º ano da Escola Municipal Alcino Carneiro (Alcinópolis/MS) já são leitoras, outras despertando para leitura ou com fascínio de aprender ler. Para contribuir no processo de aprendizagem procuro diversificar os tipos de leitura oferecendo as que dão a elas significados e são atrativas, como: as letras das músicas, advinhas, piadas, parlendas, etc. O importante é que elas despertem o gosto e leiam pelo simples fato de ler, pois a leitura é um entretenimento que estimula a imaginação, informa e ensina.

Podemos usar letra de música para ajudar sanar erros de pronuncia. Nesta semana numa das atividades do LD de Português eu questionava: o pé de caju é... cajueiro; de abacate, abacateiro; de mamão, mamoeiro. Porém, muitas crianças falaram “mamãozeiro”. Em tom rápido e de brincadeira repeti com toda a sala várias vezes verso a verso da letra da música “Meu Mamoeiro” de forma que quando chegava ao último recomeçava falando a primeira palavra do primeiro verso e a segunda era exatamente mamoeiro, as crianças falavam sozinhas. Duas coisas aconteceram quando coloquei a música para ouvir: já sabiam a letra e quase não tinha mais erros na pronúncia mamoeiro.


Meu mamoeiro
Que plantei em Pernambuco
Garrou de ficar maluco
Não sei mais o que vai dar. 

Já deu biscoito,
Deu amora, deu ameixa,
Deu mandioca, deu cereja,
Deu até colher de chá. 

E as adivinhas? Quando vai atividade para casa com elas, é uma festa! Mas, outro tipo de texto diferente surgiu hoje com o Ademir da sala ‘A’ que trouxe um livrinho de piadas. Logo propus emprestar para digitar e através do Datashow ele questionaria uma por dia a todos os colegas. Proposta aceita. O comediante fez seu show à parte, mas não se conteve e pediu para contar outra que não era do livro. Fiquei apreensiva, mas concedi e Kamilly foi ao centro da sala responder.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário