sexta-feira, 24 de maio de 2013

História para as mães


A criança é gerada em meio a vários sons/ruídos, ouve barulhos do organismo materno, reconhece a voz da mãe... Daí a importância do diálogo se a ela lhe conta histórias. A criança nasce, cresce e continua ouvindo a doce e terna mãe contar muitas vezes as mesmas histórias e não se cansa. Hoje esse papel foi invertido, as crianças do 1º ano que contaram história para as mamães presente na Escola Municipal Alcino Carneiro (EMAC), neste dia escolhido para ser dedicado a elas.

No período matutino foi feita apresentação só das crianças e no vespertino teve a participação dos alunos do 9º ano B com apoio da Profª Edivany... Meus agradecimentos pela parceria!

O trabalho de associar música e história tem ajudado muito na sala de aula, pois prende a atenção das crianças além de terem participação ativa quando cantam partes da música nos momentos exatos. Veja a história contada/cantada da minhoca e do leão:

Era uma vez, um enorme leão que vivia num zoológico bem distante daqui. Certo dia, esqueceram de levar comida ao leão que estava muito faminto. De repente surgiu à sua frente, uma minhoca distraída.
A minhoca estava passando
Pela jaula do leão.
O leão estava com fome
Segurou-a pela mão.
Assustada, a minhoca tentou soltar-se das garras do leão, mas não conseguiu e tremendo de medo começou a implorar sua liberdade.
Me solta leão!
Me larga leão!
Me deixa seu leão.
- Rá, rá, rá, rá...
Gargalhou o gigante de juba.
- Com a fome que estou não posso atender seu pedido.
Sinto muito minhoquinha,
Mas não vou deixar você.
Estou com muita fome,
Uma minhoca eu vou comer.
Como num piscar de olhos, imediatamente a minhoca teve uma ideia. Pensou em convencer o leão de que estava muito desarrumada, precisaria se aprontar para ficar linda e saborosa.
O senhor vai me comer.
Então vou me arrumar.
Eu vou me pintar todinha,
O senhor vai adorar.
Uiuiui! É muita sorte para um dia só. Agora tenho em minhas mãos uma minhoca para eu devorar em minutos.
Olha só que sorte eu tenho!
Olha só que sorte é a minha!
Vou comer uma minhoca,
Arrumada e pintadinha.
O gigante que julgava ser muito esperto, achou que se esperasse mais um pouquinho valeria a pena. Acreditou na proposta da minhoca.
O leão soltou a mão
E a minhoca então fugiu.
O leão é um bobão
E a minhoca dele riu.
Rá, rá, rá, rá, rá, rá... (CANÇÕES PARA CRIANÇAS, 1994)






 


 

Um comentário: