terça-feira, 27 de agosto de 2013

Lendo e aprendendo com a música: Cai Chuva

CAI CHUVA
(CD 02 M-04 – Baby Hits II)

Chegou o inverno
Foi-se o verão.
Vamos trabalhar,
Plantando algodão.

Cai chuva, cai lá do céu        (bis)
Cai chuva, no meu chapéu.

Está tudo verde,
Arroz cacheando.
Cheia a lagoa,
Os sapos coaxando.

Cai chuva, cai lá do céu        (bis)
Cai chuva, no meu chapéu.

Ainda está chovendo
Enchendo a ribeira
Canta a graúna
Na carnaubeira.

Cai chuva, cai lá do céu        (bis)
Cai chuva, no meu chapéu.
Com a referida música foi possível desenvolver diversas atividades, como: encontrar palavra dentro de outra, a brincadeira roda de leitura uma palavra por vez, ditado, pesquisa na internet e dicionários, em diferentes áreas de conhecimento, especialmente: Língua Portuguesa, História, Ciências e Geografia abordando relatos da nossa região.
A princípio foi exigida como atividade de casa a cópia da letra da música e na aula seguinte foram feitos questionamentos às crianças, como:
·         O que entenderam sobre o texto?
·         Há alguma informação sobre o tempo?
·         Fala sobre plantações? Quais?
·         Quais tipos de alimento apresentam no texto?
·         Tem animais?
·         Que tipo de trabalho o texto refere?
Na primeira estrofe cita duas estações e estas na visão do sertanejo/caboclo são definidas da seguinte forma: o verão significa estiagem, época de preparar a terra para o plantio e inverno é tempo da chuva, de plantar o solo preparado.
Sobre a plantação de algodão foi comentado a parte da nossa região que praticam esse plantio, do benefício do óleo de algodão na alimentação rico em Vitamina E e Ômega 3 (http://suadieta.com.br/Materias/2130/alimentacao/os-beneficios-do-oleo-de-algodao). Em outro texto (http://www.tecelagemanual.com.br/algodao.htm) fala sobre o plantio, cultivo, colheita do algodão, como também objetos usados para preparação dos fios ainda de forma artesanal.
Sobre a plantação de arroz, houve relatos de como nosso solo já produziu esse alimento em abundância anos anteriores, pois os fazendeiros formavam as pastagens plantando arroz consorciado com capim, ou seja, faziam a colheita e o capim ficava para formar os pastos. Também teve comentários sobre os dois barracões existentes na cidade, locais de secagem e armazenamento dos grãos na época da safra.
Histórias da vida da professora quando morava na zona rural enriqueceu e serviu para exemplificar que o arroz precisa de solo úmido desde o plantio até a colheita e que algumas variedades são plantadas dentro d’água.
“- Perdemos duas lavouras com falta de chuva, a primeira o arroz tinha acabado de nascer e deu tempo de fazer um novo plantio; a segunda o arroz estava cacheando e a falta d’água deixaram os cachos chochos, sem grãos e infelizmente a perca foi total devido o tempo das chuvas estava chegando ao fim”.
Hoje já não há mais espaço por aqui em solo arenoso para o plantio das grandes lavouras de arroz, pois nossa região foi transformada principalmente em pastagem predominando a pecuária, salvo as áreas localizadas na Bacia do Paraguai, sub bacia do Taquari, micro bacia do Engano e Mutum, que são em sua maioria de proprietários agricultores de algodão, soja e milho.
Através de um pequeno texto na internet (http://www8.ufrgs.br/alimentus/terradearroz/grao/gr_grao_vitamina_popup.htm) as crianças junto com a professora fizeram leitura com objetivo de chamar atenção sobre as vitaminas existentes no arroz e que desperdiçamos quando retira a casca dos grãos.
O link do texto sobre a carnaúba (http://www.brasilescola.com/biologia/carnauba.htm), foi pouco explorado devido a atividade proposta às crianças para que buscassem informações sobre a cera extraída da planta. O dia previsto para o retorno da pesquisa é sexta-feira (30/08), vamos ver as áreas do cultivo no mapa do Brasil e também situar algumas localizações próximas de Alcinópolis, apesar do nome do nosso município não estar inserido nele.
As imagens dos animais chamaram muito a atenção, principalmente do sapo coaxando. No momento da leitura dos textos algumas palavras foram selecionadas para pesquisa no dicionário.
Uma das coisas que as crianças adoram é encontrar palavra dentro de palavra. Também foi dado um ditado na sala de TICs e na próxima terça-feira (03/09) elas retomarão à atividade com o livrinho de música para descobrirem as falhas e fazerem as correções.





Nenhum comentário:

Postar um comentário