CAI CHUVA
(CD 02 M-04 – Baby Hits II)
Chegou o
inverno
Foi-se
o verão.
Vamos trabalhar,
Plantando algodão.
Cai
chuva, cai lá do céu (bis)
Cai chuva, no meu chapéu.
Está
tudo verde,
Arroz
cacheando.
Cheia a lagoa,
Os
sapos coaxando.
Cai
chuva, cai lá do céu (bis)
Cai chuva, no meu chapéu.
Ainda
está chovendo
Enchendo
a ribeira
Canta a graúna
Na
carnaubeira.
Cai chuva,
cai lá do céu (bis)
Cai chuva, no meu chapéu.
Com a referida música foi
possível desenvolver diversas atividades, como: encontrar palavra dentro de outra,
a brincadeira roda de leitura uma palavra por vez, ditado, pesquisa na internet
e dicionários, em diferentes áreas de conhecimento, especialmente: Língua
Portuguesa, História, Ciências e Geografia abordando relatos da nossa região.
A princípio foi exigida como
atividade de casa a cópia da letra da música e na aula seguinte foram feitos
questionamentos às crianças, como:
·
O que entenderam sobre o texto?
·
Há alguma informação sobre o tempo?
·
Fala sobre plantações? Quais?
·
Quais tipos de alimento apresentam no texto?
·
Tem animais?
·
Que tipo de trabalho o texto refere?
Na primeira estrofe cita duas estações
e estas na visão do sertanejo/caboclo são definidas da seguinte forma: o verão
significa estiagem, época de preparar a terra para o plantio e inverno é tempo
da chuva, de plantar o solo preparado.
Sobre a
plantação de algodão foi comentado a parte da nossa região que praticam esse
plantio, do benefício do óleo de algodão na alimentação rico em Vitamina E e
Ômega 3 (http://suadieta.com.br/Materias/2130/alimentacao/os-beneficios-do-oleo-de-algodao). Em
outro texto (http://www.tecelagemanual.com.br/algodao.htm) fala
sobre o plantio, cultivo, colheita do algodão, como também objetos usados para
preparação dos fios ainda de forma artesanal.
Sobre a plantação de arroz, houve
relatos de como nosso solo já produziu esse alimento em abundância anos
anteriores, pois os fazendeiros formavam as pastagens plantando arroz consorciado
com capim, ou seja, faziam a colheita e o capim ficava para formar os pastos. Também
teve comentários sobre os dois barracões existentes na cidade, locais de secagem
e armazenamento dos grãos na época da safra.
Histórias da vida da professora
quando morava na zona rural enriqueceu e serviu para exemplificar que o arroz
precisa de solo úmido desde o plantio até a colheita e que algumas variedades
são plantadas dentro d’água.
“- Perdemos duas lavouras com
falta de chuva, a primeira o arroz tinha acabado de nascer e deu tempo de fazer
um novo plantio; a segunda o arroz estava cacheando e a falta d’água deixaram
os cachos chochos, sem grãos e infelizmente a perca foi total devido o tempo
das chuvas estava chegando ao fim”.
Hoje já não há mais espaço por
aqui em solo arenoso para o plantio das grandes lavouras de arroz, pois nossa região
foi transformada principalmente em pastagem predominando a pecuária, salvo as
áreas localizadas na Bacia do Paraguai, sub bacia do Taquari, micro bacia do
Engano e Mutum, que são em sua maioria de proprietários agricultores de
algodão, soja e milho.
Através de um pequeno texto na
internet (http://www8.ufrgs.br/alimentus/terradearroz/grao/gr_grao_vitamina_popup.htm) as
crianças junto com a professora fizeram leitura com objetivo de chamar atenção
sobre as vitaminas existentes no arroz e que desperdiçamos quando retira a
casca dos grãos.
O link do texto sobre a carnaúba (http://www.brasilescola.com/biologia/carnauba.htm), foi pouco
explorado devido a atividade proposta às crianças para que buscassem
informações sobre a cera extraída da planta. O dia previsto para o retorno da
pesquisa é sexta-feira (30/08), vamos ver as áreas do cultivo no mapa do Brasil
e também situar algumas localizações próximas de Alcinópolis, apesar do nome do
nosso município não estar inserido nele.
As imagens dos animais chamaram muito a atenção, principalmente do sapo coaxando. No momento da leitura dos textos algumas palavras foram selecionadas para pesquisa no dicionário.
As imagens dos animais chamaram muito a atenção, principalmente do sapo coaxando. No momento da leitura dos textos algumas palavras foram selecionadas para pesquisa no dicionário.
Uma das coisas que as crianças
adoram é encontrar palavra dentro de palavra. Também foi dado um ditado na sala
de TICs e na próxima terça-feira (03/09) elas retomarão à atividade com o
livrinho de música para descobrirem as falhas e fazerem as correções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário