No decorrer da semana enquanto
outras salas percorriam a trilha, refleti sobre a possibilidade de trazer novamente
as crianças do 1º ano ‘A’ para localizar e recolher todos os animais camuflados
ou não que estavam esparramados no trajeto da atividade.
Nesta segunda-feira (04/11)
decidida por em prática a ideia, entrei na sala para falar sobre o assunto surpresa
e convidá-las à nova aventura. Como era de esperar... a euforia sempre toma
conta quando se fala de trilha. Fizemos combinados e dividimos a turma em
quatro grupos: G1 – responsável pelos silvestres; G2 – domésticos; G3 –
aquáticos e peçonhentos; e G4 – aves e insetos.
Quando chegamos ao ambiente houve
mais explicações e fiz algumas tentativas de pontuação que não deram certo.
Fomos para o trajeto cada grupo com um balde para recolher os animais que eram
responsáveis. Tudo tinha de ser feito durante três horários de aula, ou seja,
até o recreio. Como sempre o tempo não foi suficiente para sermos mais
cautelosos e levamos os baldes com as réplicas no intuito de fazermos a
correção da quantidade de animais que foram distribuídos no percurso. Durante a
correção verificamos que algumas espécies estavam nos baldes errados.
Concluindo, a nossa tarefa teve
saldo positivo, pois faltaram apenas 2 dinossauros, 1 gafanhoto, 1 jabuti e 1
joaninha para recolher e guardar. A revisão foi importante e interessante, as
crianças tiveram contato mais uma vez com as réplicas enquanto eram
questionadas sobre o conteúdo abordado principalmente durante estes dias que
transcorria a atividade e ao mesmo tempo colaboraram com o trabalho da
professora no recolhimento dos animais. Obrigada meninos e meninas do 1º ano
“A”!
Nenhum comentário:
Postar um comentário