A atividade é um jogo que tem
como objetivo a aquisição da leitura e escrita com propósito de adaptar
diversas regras em diferentes situações. A princípio até que as crianças tomem
noção do jogo serão trabalhados apenas com os animais da trilha, tabuleiro/painel
da trilha, dado, fichas com nomes de árvores e alfabeto móvel. Posteriormente será
adequado ao mesmo o “Mercadinho Faz de Conta”, atividade que trabalha rótulos e
valores (moeda corrente).
Na quinta-feira (01/08/2013), a prof.ª
Romilda gentilmente cedeu seus dois horários de Arte para ajudar confeccionar
os três tabuleiros do jogo da Trilha. No dia anterior já havia colorido com
anilina comestível (verde) o pó retirado dos aparelhos elétricos de apontar
lápis. Infelizmente neste dia não tinha conseguido casca de ovos suficiente
para colorir de azul e usar na formação dos lagos... Além dos objetos mencionados
acima foram utilizados papel pardo, pó de café, pincel e cola. As fichas com
nomes das árvores são de outra atividade (pique-pique machadinha).
Nesta terça-feira (06/08/2013),
aconteceu o esperado jogo e início de entrosamento da atividade que estará
fazendo parte de várias aulas até o termino do ano letivo.
Regras/combinados:
Todo trabalho em grupo/equipe temos como princípio:
- Respeitar a vez e o desempenho dos colegas;
- Ajudá-los quando for solicitado;
- Reconhecer e levar em conta a divisão dos grupos
feita pelas professoras;
- Entender que no jogo os quadros poderão existir árvores
ou animais. Se for árvore, a mesma estará com um numeral no caule e a criança irá
às fichas, encontrará o número indicado e fará leitura do nome da árvore. Se for
animal escreverá o nome do mesmo com alfabeto móvel.
Em caso da criança ainda não estar em níveis mais
elevados na aquisição da leitura e escrita, dar-se-á um minuto para reflexão e
após um componente do grupo irá ajudar.
Começando
o jogo:
- Três tabuleiros: 3 grupos
- Formar uma fila atrás de cada tabuleiro;
- A primeira criança jogará o dado;
- O número que ficar por cima será a quantidade de
quadros que a criança movimentará o dado a partir do ponto de partida;
- Se o quadro for árvore, observar o numeral no
caule, ir às fichas e fazer leitura do nome da árvore. Se for animal escrever o
nome do mesmo com alfabeto móvel;
- Voltar rapidamente para o final da fila para que
o primeiro possa dar continuidade no jogo;
- Nos últimos quadros da trilha só finalizará com a
quantidade compatível do dado, ou seja, se faltar apenas quatro quadros, a crianças
terá de acertar no dado 4 pontos. Se no dado tirar de 1 a 3 pontos avançará os
quadros conforme a quantidade indicada. Se tirar 5 pontos passará o dado para o
próximo da fila até que consigam o número necessário para finalização do jogo;
- Todos os grupos terão de finalizar o jogo para
que haja classificação e pontuação na tabela do mês.
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