13 de maio... Os escravos no
Brasil, quem eram eles, por quem foram escravizados e a libertação desses povos
(negros e índios) foi o diálogo inicial das atividades não permanentes do
painel (tabela) de rotina semanal com as crianças do 1º ano nesta
segunda-feira. Porém, algo os incomodava no centro da sala... Seis caixas
empilhadas era motivo de todo instante surgir uma pergunta de algum deles: - Professora, o que tem nestas caixas?
Sem dar brechas respondia apenas que era material da última atividade do dia.
As crianças leitoras fizeram leitura das palavras fixadas nas caixas, mas não
associaram nenhuma delas ao possível conhecimento prévio.
A curiosidade parecia aumentar
quando o tempo ia avançando. Após o recreio ao adentrarem na sala faziam
círculos em volta das caixas e não se continham queriam mesmo saber o que
estava guardado ali. Quando falei que eram os animais da trilha e chegara a
hora de conhecerem, a alegria foi contagiante. Fui mostrando os animais
conforme as classificações que estarei trabalhando. Uns demonstravam
conhecimento falando o nome das espécies, outros davam gritos expressando medo
especialmente quando viam os peçonhentos.
Num trabalho de oralidade foi
apenas a amostragem do que vinha pela frente na preparação para a Trilha
Ecológica de Percepção, uma das atividades mais esperada pelos alunos da
escola, pois sempre sou abordada pelos ex-alunos querendo saber sobre a data. A
primeira etapa 2013 está prevista para os dias 03, 04, 05 e 06 de junho, ou
seja, faltam apenas 21 dias.
A Débora está cada dia mais empolgada em ir na trilha... contando os dias.
ResponderExcluirO nosso trabalho enquanto educadora fica mais fortalecido quando percebemos interesse das crianças pelas atividades que oferecemos... Com certeza ela vai amar a Trilha e aguardará ansiosa a II etapa que tem a participação dos pais.
ResponderExcluirAbraços!