quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Parabéns crianças!

Uma batalha árdua para todos do 1º ano A da Escola Municipal Alcino Carneiro, durante o ano letivo... O final se aproxima e no percurso algumas crianças se superaram, foram além dos limites, outras em passos lentos vão adquirindo habilidades necessárias para continuar a caminhada. Temos limitações quando surgem as barreiras, mas sempre encontramos mecanismos para superá-las... É assim o nosso dia-a-dia numa luta constante em busca de aprendizagens... Que Deus permita a vocês nunca cansarem dessa busca e possam crescer com graça e sabedoria.
Parabéns a todas as crianças! E as que conseguiram estar entre as primeiras colocações na tabela possam ser exemplos de caminhada para as demais. Gostaria de premiar todas ou pelo menos as seis primeiras colocações como era de costume nas tabelas dos meses, mas a premiação da escola é apenas para 1º, 2º e 3º lugares.
Beijos!
Professores: Valdeca, Míriam, Marilene, Romilda, Silvana e José.


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Tabela de novembro/dezembro e geral

Uma tabela com pontuação elevada devido a II etapa da Trilha e ao jogo do Soletrando e ditado. Não houve nenhum empate entre as primeiras colocações, fato que tem sido comum nas pontuações anteriores.
Chegamos ao final da sétima e última tabela do ano criada especialmente para pontuar o desenvolvimento das crianças do 1º ano A, pois através dela se cumulam registros importantes que dá à criança oportunidade de concorrer nos três primeiros lugares prêmios oferecidos pela escola.

Parabéns, crianças! Sentirei saudades.



Jogo: Soletrando e ditado

A ideia inicialmente era apenas de marcar pontos no exercício nº 1 do jogo – o soletrando, mas à medida que a atividade foi tomando proporção satisfatória decidiu-se que se pontuassem os acertos individualmente no ditado, daria um resultado interessante e merecedor principalmente para as crianças que estão empenhadas na escrita correta das palavras.
No segundo dia da atividade foi criado o gabarito e não houve comentário sobre o mesmo até que as crianças concluíssem os trabalhos. As folhas foram recolhidas para correção do ditado e enquanto esperavam ouviram a Prof.ª Miriam contar algumas histórias da sua infância através de um livro que havia trazido de casa.
Após a correção as folhas do ditado foram coladas no caderno e entregues outras com o gabarito. A explicação veio através do Datashow e não demorou muito para que algumas crianças em todos os grupos entendessem o processo e logo começaram preencher e colaborar com os colegas sem ajuda das professoras. Para a somatória de cada coluna (R/RR e S/SS) e seus respectivos resultados exigiu mais atenção da nossa parte, pois várias somas não estavam corretas. O resultado era somado aos pontos do soletrando e o total ia diretamente para a tabela fazendo o fechamento da pontuação nos meses de novembro e dezembro.
















quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

II Gincana no jogo da trilha

Seguindo o mesmo processo da primeira gincana, algumas mudanças ocorreram na segunda etapa realizada no jogo da trilha na quinta-feira (05/12). A mudança de estratégia foi devido ao tempo de dois horários, sendo o último de Inglês que gentilmente a professora Silvana nos cedeu, se prontificou em preparar a prova e auxiliou durante toda a brincadeira coordenando um dos grupos. A área de conhecimento que antes não fazia parte da atividade substituiu a prova nº 6 (ditado no alfabeto móvel), tampa cor cinza estabelecida na última lacuna da trilha na palavra chegada. Para cada grupo havia três cartelas e quatro nomes simbolizando cores, onde um deles não era condizente com as cores expostas para a criança encaixar nos seus respectivos lugares.
Outra mudança foi na leitura dos trava-línguas e no soletrando que era dada à criança com menor nível de aprendizagem ser substituída por outra com mais habilidade para conclusão da prova. Desta vez apenas anotava a falha para o grupo se não houvesse conclusão. Na coordenação dos outros dois grupos estavam: a nutricionista Carla e a inspetora Carla Marques. Prof.ª Francisca atendeu ao convite e veio dar suporte no que fosse necessário junto com Míriam e Marilene.
Os gabaritos de cada grupo foram xerocopiados para os demais membros e a correção ocorreu na sexta-feira (06/12). As famílias poderão verificar a pontuação do (a) filho (a) através da própria folha colada no caderno. Vale ressaltar que a partir da segunda prova venceria o grupo que obtivesse menos falha e não o tempo.

O trabalho em grupo é que fez acontecer atividades interessantes como a unificação de seis tarefas num único jogo – a gincana – um exercício que prendeu a atenção e motivou as crianças cantar, brincar, fazer leitura de palavras, textos e numerais em todo o percurso da prova. Muito obrigada a todas! Prof.ª Valdeca.