quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Tabela de Outubro

Finalizada a penúltima tabela do ano e apenas nove crianças ficaram entre as seis primeiras colocações. Porém a entrega da premiação prevista para quinta-feira (07/11) aconteceu somente na sexta-feira (08/11). Vale ressaltar que os pontos da trilha ocorrida no dia 29 de outubro irão aparecer na última tabela (novembro/dezembro).


terça-feira, 29 de outubro de 2013

Cenários da Trilha

Peso às vezes exagerados carregando terra de um lugar para acrescer em outro; muda uma planta, planta outra ou simplesmente amarra galhas e folhas; enterra algumas orquídeas para deixar mais atrativo o ambiente; camufla-se animais, outros ficam à vista; pendentes estendidos clareando o trajeto... E assim foi construída a trilha (II etapa) durante uma semana sempre fora do horário normal de serviço. Um trabalho árduo, cansativo, porém gratificante pelo resultado. Eu diria que é uma terapia, pois nos dá oportunidade de voltarmos ser criança ao montar cada cenário em seus mínimos detalhes.





















Trilha Ecológica de Percepção II Etapa

Na sexta-feira (25/10), as crianças produziram um pequeno convite com intuito de trazer os pais para participar com elas da II etapa da trilha. Sabemos que nem todos podem comparecer devido aos compromissos, mas agradecemos imensamente aqueles que não mediram esforços para fazer parte junto com o (a) filho (a) dessa atividade atraente que encanta os meninos e meninas do 1º ano ‘A’. Obrigada famílias pela presença e por estar com vossos (as) filhos (as), pois momentos como este se tornam único na vida deles (as).

Nem tudo é perfeito ou sai como planejamos... algumas regras não foram cumpridas à risca causando contratempo, o sol forte no final do período... Mas em toda etapa da atividade procuramos observar os pontos positivos e negativos para que nas próximas trilhas possamos melhorar e corrigir as falhas. Enquanto educadores (as) investimos constantemente no aprimoramento profissional, nos erros buscamos acertos para que venhamos contribuir no crescimento intelectual de cada criança.
Pais e visitantes percorreram a trilha

























Crianças na Trilha II Etapa

Brilho nos olhos, sorrisos, comentários fora dos combinados simplesmente por não conter a euforia... O comportamento das crianças nos faz refletir sobre atividades fechadas entre paredes, sem horizontes... Como é bom e produtivo trabalhar sempre em ambientes livres. Segundo Saboya:
Na concepção freireana, o(a) educador(a) não é neutro. Ele(a) possui uma opção política que envolve sua metodologia, os materiais escolhidos, os métodos utilizados e os valores acerca do mundo que perpassam a sua ação pedagógica / educativa. (2005, p. 2)

A proposta para o fechamento da atividade está em retornar com as crianças na trilha quando a mesma for finalizada para toda a escola, possibilitando a visualização de todos os animais e junto com elas recolher e guardar as réplicas em suas respectivas caixas conforme as classificações.